 |
|
PRODUTOS COM COMPOSIÇÃO
|
|
Trabalhar com um sistema para floriculturas que compõe ou não seus próprios produtos só dá certo se for por esse método, pois quase todas os produtos finais de floriculturas são compostos por matérias-primas.
Exemplo:
Vc não compra um buque de rosas pra revender, vc compra as matérias-primas para montar o buque e vender não é?
Partindo desse princípio, se vc quiser o controle total dos produtos utilizados e seus gastos, o cadastro do banco de produtos deverá ser alimentado conforme explicaremos a seguir.
Existem dois cadastros diferentes, um para matérias-primas e outro para os produtos montados.
A ENTRADA de produtos no estoque será sempre feita pelas matérias-primas, e após essas matérias terem entrado no estoque é que os produtos finais serão montados.
Portanto, quando se entra com MATÉRIA-PRIMA no estoque, o cadastro do produto final NÃO é alimentado, pois ele só será alimentado quando o funcionário montar os produtos.
Siga os passos a seguir para cadastrar todos os produtos:
- Cadastre TODAS as matérias-primas primeiro, pelo menu Estoque/Matérias-primas. - Depois cadastre os produtos montados pelo menu Estoque/Produtos, inserindo essas matérias-primas na sua composição.
AH, MAIS TEM PRODUTO QUE NÃO TEM MATERIA-PRIMA, EXEMPLO UM URSINHO DE PELUCIA COMO FAÇO?
- Na verdade ele tem uma matéria-prima, ele mesmo. - Nesse caso cadastre o produto como "URSINHO PELÚCIA" e insira uma matéria-prima nele chamada "URSINHO PELÚCIA" também.
QUANDO DOU UMA ENTRADA NO ESTOQUE O PRODUTO NÃO É ADICIONADO NO MESMO:
- A entrada de produtos é referente á matéria-prima, após realizar uma entrada, o estoque de matérias-primas é alimentado normalmente; - O produto final é o que vai para o ponto de venda, não a matéria-prima; - Portanto, teoricamente vc iria ´´montar´´ o produto após as matérias terem chegado; - E ao montar esse produtos, por exemplo, montou 10 buquet de rosas, vc vai no cadastro de produtos (final) e digita ali na quantidade em estoque o valor 10 e salva; - Esse valor NÃO tem efeito nas finanças, caso vc não utilize montagem de produtos pode-se até colocar um valor para nunca faltar, tipo 999999;
Baseamos esse método em experiências em ambiente reais de floriculturas e depois de muito tempo com contradições e discursões do modo como se trabalha uma floricultura, esse foi o ÚNICO jeito de dar certo o controle total do que vende e do que é gasto em uma floricultura.
Um outro benefício desse método é por exemplo, baseando-se ainda no ursinho:
- Vc pode adicionar até o lacinho que colocou no pescoço do urso e contabilizar essa despesa. - Tb pode adiciona a embalagem plástica dele etc... |
|
|
|